Exames

Angiofluoresceinografia - Retinografia fluore

É um exame que requer câmeras fotográficas especialmente desenhadas para fotografar o fundo de olho. Neste exame um corante (fluoresceína) é injetado na veia do braço do paciente. Logo após poucos segundos o corante atinge os vasos oculares e fotografias são feitas de vários ângulos do olho para o estudo da circulação da retina e coróide.

O exame é muito seguro e dura apenas poucos minutos. Ocasionalmente alguns pacientes podem sentir náuseas, que passam rapidamente. É um exame muito importante para diversas doenças oculares

Motivos pelos quais o exame é realizado
Exame realizando em pacientes com problemas no fundo de olho como retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, degeneração macular relacionada à idade (DMRI, entre outras)

saiba mais

Biometria Ultrassônica - Ecobiometria

O exame de ecobiometria é utilizado para fazer medidas do globo ocular, como a profundidade e seguimento anterior do olho, espessura do cristalino, comprimento do cristalino ou do comprimento total do olho. Este exame irá fornecer o cálculo do grau da lente intra-ocular que será implantada na cirurgia de catarata.

saiba mais

Biomicrospia de fundo - Fundo de olho

É o exame do olho com o auxílio do biomicroscópio, também conhecido como lâmpada de fenda. É parte integrante do exame de rotina e permite a inspeção das estruturas do segmento anterior com excelente aumento e iluminação adequada. Com lentes especiais, é possível também o exame do fundo de olho.

A biomicroscopia de fundo é realizada com o paciente sentado no aparelho –lâmpada de fenda - e o médico utiliza, em geral, uma lente de contato especial, provida de espelhos. Necessita de dilatação da pupila. Paciente chega hora antes do horário marcado e com acompanhante


Esses são exames fundamentais e são os mais utilizados para o diagnóstico e acompanhamento dos problemas da retina, pois permite a visão detalhada, minuciosa e exaustiva de toda a superfície retiniana.

saiba mais

Capsulotomia (Yag Laser)

Após a realização da cirurgia de catarata costuma ocorrer em grande percentual de pacientes, a opacificação da membrana na qual se apóia a lente intraocular. Esta perda de transparência irá acarretar uma redução da qualidade e quantidade de visão, e podem ocorrer meses ou até mesmo anos após a cirurgia.

saiba mais

Ceratoscopia Computadorizada

É um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo. É um exame fundamental para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.

saiba mais

Curva Tensional Diária

Consiste na medição da pressão intra-ocular em diferentes horários ao longo do dia. É muito importante no diagnóstico e no monitoramento do glaucoma, pois sabe-se que a pressão intra-ocular sofre oscilações nas 24 horas. Geralmente se faz de 3 a 4 medidas distribuídas entre as 8 e 18 horas.

saiba mais

Estereo Foto-Papila - Retinografia Colorida

Registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila. Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “check-up” de pacientes portadores de glaucoma.

Pode ser solicitado em casos de hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (anomalias como drusas de papila), tumores da cabeça do nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica e tumores metastáticos para o nervo óptico).

saiba mais

Fotocoagulação a Laser

O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento

Na fotocoagulação, mira-se um raio laser na retina para selar os vasos sangüíneos, com pequenas aplicações, reduzindo aí o edema macular (mácula é a região da retina que possibilita ver detalhes minúsculos, como letras e números).

Para tratar a formação de vasos sangüíneos anormais (neovascularização) as aplicações são espaçadas ao longo das áreas laterais da retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sangüíneos anormais e ajudam a manter a retina sobre o fundo do olho evitando o descolamento da retina.

saiba mais

Gonioscopia

É um exame que, utilizando lentes especiais apoiadas sobre a córnea, permite o estudo do ângulo da câmara anterior (onde a íris encontra-se com a córnea). É realizado utilizando-se a lâmpada de fenda (biomicroscópio) e é essencial na avaliação e no tratamento de pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma.

saiba mais

OCT - Tomografia de Coerência Optica

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.
- Utiliza tecnologia Spectral Domain, ou seja, excelente resolução e velocidade de escaneamento, permitindo rastrear em poucos segundos a área de estudo; - Possui imagens 3D;
- Comparação com exames anteriores, sendo possível detectar pequenas alterações inexistentes anteriormente ou pequena melhora;
- É possível capturar imagens com pouca midríase (2mm);
- Podemos avaliar precisamente retina e nervo óptico.
- Nos casos de pacientes que não podem se submeter a exames de contraste, possui a vantagem, em relação à angiografia, de não necessitar de injeção endovenosa para avaliação da retina.

saiba mais